22/06/2026
Gazeta Retina»Notícias»França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música

França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música

França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música

O governo francês ativou uma célula de crise para lidar com a onda de calor que atinge o país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu nesta sexta-feira (19). O pico do calor é esperado no domingo, quando milhões de pessoas devem ir às ruas para a Fête de la Musique (Festa da Música).

A célula se reunirá no sábado. Neste dia, mais de 41 milhões de franceses estarão em áreas sob alerta laranja, o segundo nível mais alto de alerta no país. Esta é a segunda onda de calor do ano na França.

A preocupação das autoridades aumentou porque o pico de calor coincide com a festa popular. O evento reúne multidões em shows ao ar livre, onde o consumo de bebidas alcoólicas é comum.

O ministro do Interior, Laurent Nuñez, advertiu que alguns departamentos franceses podem entrar em “alerta vermelho por onda de calor” a partir de domingo. As temperaturas podem ficar em torno de 30°C durante a noite e chegar a 40°C durante o dia.

Na quinta-feira, o presidente Emmanuel Macron pediu atenção com “as pessoas idosas e as mais vulneráveis”, pois “são dias difíceis”.

As autoridades cancelaram vários eventos esportivos e adiaram em uma semana as provas orais do bacharelado. De modo geral, porém, as festividades da Festa da Música foram mantidas. Algumas cidades optaram por cancelar os eventos.

A ministra da Saúde, Stéphanie Rist, recomendou prudência. Ela afirmou que “o álcool, com o calor, provoca consequências muito importantes” para a saúde. Segundo a ministra, a pessoa fica “desidratada o dobro ou o triplo” e “acaba nas emergências muito mais rápido”.

Em Paris, a Prefeitura espera cerca de dois milhões de pessoas nas ruas, número similar ao do ano passado. Entre elas, milhares de britânicos motivados por redes sociais já se preparam para viajar à capital para participar da festa.

Serpico Collins, de 33 anos, que mora no bairro londrino de Camden, disse que “em cada esquina havia uma festa”. Ele pretende voltar a percorrer as ruas de Paris no domingo em busca de música ao vivo e sets de DJ em varandas.

A França registra a primavera mais quente desde o início dos registros, em 1900. A temperatura média nacional entre março e maio ficou cerca de 1°C acima do normal.

Cientistas alertam que as ondas de calor na Europa estão cada vez mais frequentes como resultado das mudanças climáticas.

Sobre o autor: Centro de Noticias

Equipe editorial unida na produção e organização de conteúdos voltados a informar e orientar leitores.

Ver todos os posts →