23/06/2026
Gazeta Retina»Notícias»Águas de Oxalá encerra ciclo com lavagem cultural em Samambaia

Águas de Oxalá encerra ciclo com lavagem cultural em Samambaia

Águas de Oxalá encerra ciclo com lavagem cultural em Samambaia

O projeto Águas de Oxalá chegou à sua segunda edição e retomou as atividades em Samambaia. O ciclo será encerrado no sábado (27), na Associação Papo de Mãe, com a tradicional Lavagem Cultural e o Festival de Acarajé. Antes do encerramento, a iniciativa passou pelo Complexo Cultural de Samambaia, pela Chácara do Pai Jorge, no Pôr do Sol, e pelo Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.

O projeto foi idealizado e é conduzido por Mãe Francys Baiana do Acarajé, também chamada de Doné Francys de Oyá. A proposta reúne a comunidade em torno de rituais de lavagem e de ações formativas abertas à participação popular. As oficinas têm duração de 20 horas e turmas de 20 pessoas. Os temas abordados incluem o significado, a história, as indumentárias, a musicalidade e a culinária ligadas à tradição. As inscrições são feitas diretamente com Mãe Francys, pelo telefone (61) 99560-1695.

Além das atividades culturais e religiosas, o Águas de Oxalá se apresenta como uma ação de resistência e diálogo diante de episódios de intolerância religiosa no país. O projeto destaca as culturas de matriz africana como parte da formação social e cultural do Brasil e reforça o combate ao racismo religioso.

A realização conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Fernando Modesto, afirmou que o fomento a projetos como este cumpre um dever constitucional de salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Sobre o autor: Centro de Noticias

Equipe editorial unida na produção e organização de conteúdos voltados a informar e orientar leitores.

Ver todos os posts →