O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China em Xangai. Durante o evento, ele também discursou no lançamento da cooperação para conectividade dos mercados de capitais entre os dois países.
Após o fórum, Durigan fez uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Lá, ele se reuniu com a ex-presidente Dilma Rousseff, que atualmente chefia a instituição financeira de fomento.
A viagem do ministro à China tem como objetivo avançar nas negociações do Plano de Bonds do Tesouro Nacional. Outra meta é divulgar os leilões do programa Eco Invest. A ideia foi usar a visita bilateral de Durigan ao país asiático para maximizar a efetividade de viagens que já estavam programadas para as equipes do Eco Invest e do Tesouro Nacional, incluindo a equipe que negocia o plano de bonds.
O governo brasileiro trabalha com a possibilidade de fazer novas emissões de títulos na Ásia, incluindo a China. A medida é uma continuidade da estratégia de diversificar as captações fora do dólar.
O próprio ministro da Fazenda afirmou na Câmara dos Deputados que o plano é aproveitar a construção de relações com países asiáticos para acessar esses mercados. Ele citou China, Japão, Vietnã e Índia. “Estamos prevendo fazer emissão de título na China, na Ásia também, aproveitando a boa relação com o Japão, Vietnã, China, Índia, que temos construído”, disse Durigan.
Eco Invest e títulos na Ásia
O Eco Invest é um programa do governo brasileiro voltado para investimentos sustentáveis. Os leilões do programa estão sendo divulgados durante a viagem de Durigan. A estratégia de emissão de títulos na Ásia busca reduzir a dependência brasileira do mercado norte-americano. As negociações para o Plano de Bonds do Tesouro Nacional avançam com a visita do ministro a Xangai.
