23/06/2026
Gazeta Retina»Notícias»Deputado Julio Cesar: “Esporte é elemento transformador

Deputado Julio Cesar: “Esporte é elemento transformador

Deputado Julio Cesar: "Esporte é elemento transformador

O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. Durante a conversa, ele fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, destacando sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis que, segundo ele, fortaleceram o esporte amador e profissional na capital. O parlamentar também analisou o cenário eleitoral de 2026 e criticou a interferência do Poder Judiciário nas decisões do Congresso Nacional.

Júlio Cesar Ribeiro está em seu terceiro mandato. Ele começou a trajetória em Brasília em 2012 como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. Entre suas bandeiras, ele citou a defesa da família e o esporte. Ele disse que seu mandato é próximo da população.

Sobre o início do trabalho no esporte, o deputado afirmou que, ao ouvir as pessoas na Secretaria, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Ele disse que passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais, que tinham muitos praticantes mas não tinham onde competir. Segundo ele, o trabalho acabou com brigas institucionais entre federações e associações.

O parlamentar citou o programa Compete Brasília como um legado. Ele disse que a iniciativa, que começou como uma ideia na secretaria e foi transformada em lei na Câmara Legislativa, atendia cem atletas por ano e hoje atende mais de 5 mil. Ele também mencionou a ampliação do Bolsa Atleta para a categoria Paralímpica.

Júlio Cesar Ribeiro lembrou que, como distrital, aprovou uma Lei de Incentivo ao Esporte local. A lei, segundo ele, ficou quatro anos parada e foi regulamentada em 2023, quando ele reassumiu a Secretaria de Esporte a convite do governador Ibaneis Rocha. Ele disse que empresas como BRB e Neoenergia já investem pelo mecanismo.

O deputado falou sobre sua ligação com o atleta Caio Bonfim. Ele lembrou que, quando era secretário, os pais do atleta pediram apoio e disseram que o filho daria alegrias a Brasília. Júlio Cesar disse que investiu no atleta, que foi para as Olimpíadas, conquistou medalha e foi campeão mundial.

Sobre os Centros Olímpicos, ele afirmou que eram três quando assumiu a secretaria e hoje são 12. Um 13º está em construção no Paranoá. Ele destacou o projeto Futuro Campeão, criado para formar atletas de alto rendimento com treinadores especializados. Segundo ele, já há frutos no atletismo e nos saltos ornamentais, com atletas que chegaram aos Jogos Pan-Americanos.

O deputado disse que ajuda cerca de 60 instituições com emendas parlamentares. Ele pede que elas criem projetos esportivos gratuitos e exijam que os jovens estejam matriculados na escola. Ele lamentou que, dos oito deputados federais da bancada do DF, apenas ele atue prioritariamente com o esporte. Ele citou o deputado distrital Martins Machado como um parceiro na causa.

Júlio Cesar Ribeiro destacou um projeto de sua autoria aprovado no final do ano passado, que torna a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional perene. Ele disse que a lei foi aprovada após o governo federal encerrar o ciclo anterior por falta de recursos. Ele também citou uma lei que dá segurança jurídica para federações e confederações e o projeto que cria a Universidade do Esporte, já aprovado na Câmara e em análise no Senado.

Sobre a convocação de Neymar para a Seleção, o deputado disse que a torcida desejava vê-lo convocado. Ele brincou que o técnico esqueceu de convocá-lo. Ele afirmou que Neymar agrega o grupo, mas lamentou que ele não esteja em plenas condições físicas. Ele disse sentir falta de mais atletas que atuam no futebol brasileiro na Seleção.

O parlamentar falou sobre a preparação do partido Republicanos para 2026. Ele disse que a meta nacional é ultrapassar 50 deputados federais. No Distrito Federal, a meta é eleger dois ou três federais. Ele citou nomes como o deputado Fred Linhares e o seu próprio. Na Câmara Legislativa, a nominata tem nomes como Martins Machado, Rodrigo Delmasso e Doutora Jane. Ele disse que o partido buscará eleger três distritais.

Sobre a possibilidade de racha entre o ex-governador Ibaneis e a governadora Celina Leão, Júlio Cesar disse que é preciso aguardar os desdobramentos. Ele afirmou que acredita em bom senso e entendimento entre os grupos, que caminham juntos há muito tempo.

O deputado avaliou que a polarização política continua acentuada. Ele disse que o Brasil sofre retrocessos sob o governo federal atual. Ele citou a rejeição de uma indicação presidencial pelo parlamento como um termômetro da rejeição. Ele disse que trabalha para eleger um presidente de direita.

Sobre a relação de Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro na promoção do filme Dark Horse, Júlio Cesar disse que é preciso aguardar a apuração dos fatos. Ele afirmou que não conhece o produtor e que sua postura é que todos com envolvimento em irregularidades se expliquem.

Por fim, o deputado criticou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal. Ele disse que a matéria foi aprovada por maioria no Congresso e que o rito democrático deveria ser respeitado. Ele afirmou que a interferência do Judiciário é prejudicial para a estabilidade institucional do país. Ele disse que o Congresso também compartilha da responsabilidade, pois partidos recorrem ao Judiciário após perderem votações. Segundo ele, quem sai penalizado é o povo brasileiro.

Sobre o autor: Centro de Noticias

Equipe editorial unida na produção e organização de conteúdos voltados a informar e orientar leitores.

Ver todos os posts →